TAC do tórax

Ir em baixo

TAC do tórax Empty TAC do tórax

Mensagem por amaral bernardo em Seg 29 Out 2018, 07:06

(Responde Fernando Lopes)



A Guideline A10 era simples e conhecíamo-la bem. 
A palavra 'and' que aparece na descrição dum código vale como 'and' e também como 'or', ou seja, vale como se lá estivesse 'e / ou'. Por exemplo 
0KB90ZZ Excision of Right Lower Arm and Wrist Muscle, Open Approach
aplica-se à exérese da lesão muscular quer ela seja do antebraço quer seja do punho.
 
A versão de 2019 da Guideline A10 acrescentou uma exceção à regra existente na versão de 2018: não se aplica quando 

a palavra 'and' aparece numa descrição que se refere a uma combinação de múltiplas body parts para as quais existam valores separados.
Por exemplo: na tabela 0KX Transfer, Muscle existem 3 qualifiers:
TAC do tórax B110
0 Skin
1 Subcutaneous Tissue
2 Skin and Subcutaneous Tissue   
 
Mas o facto de no qualifier '2 Skin and Subcutaneous Tissue' existir a palavra 'and' não nos dá o direito de utilizarmos indiferentemente este qualificador porque, a seu lado, também existem as opções '0 Skin' e '1 Subcutaneous Tissue'.
Por este motivo só poderemos utilizar o qualifier '2 Skin and Subcutaneous Tissue' quando o músculo transferido estiver acompanhado de tecido subcutâneo e de pele.
Nesta tabela a palavra 'and' não tem o valor de 'e / ou'.
 
Mas não é o que acontece na codificação do TAC do tórax porque na Tabela BW2 Computerized Tomography (CT Scan), Anatomical Regions

TAC do tórax B210
existem as opções (neste caso Body Parts) '0 Abdomen' e '4 Chest and Abdomen' mas não existe uma opção 'Chest' separada.
Então aqui usa-se a Guideline A10 porque a exceção não é aplicável: não existindo o valor separado 'Chest' a palavra 'and' contida em '4 Chest and Abdomen' pode ser lida como 'e / ou' e permitir codificar, por exemplo, TAC do tórax com contraste de baixa osmolaridade:
BW241ZZ  Computerized Tomography (CT Scan) of Chest and Abdomen using Low Osmolar Contrast
 
No exemplo (acrescentado ao slide) de exérese de lesão da pele ou do tecido subcutâneo o problema não se coloca porque a codificação de exérese de lesão da pele obriga à utilização da tabela (0HB Excision, Skin and Breast) e a exérese de lesão do tecido subcutâneo obriga à utilização de outra tabela bem diferente (0JB Excison, Subcutaneous Tissue and Fascia).
No entanto a palabra 'and' presente nestes body systems mantém o seu valor de 'e / ou': a tabela 0HB contempla códigos para exérese de lesões da pele e códigos para exérese de lesões da mama.
E a tabela 0JB também contempla códigos para exérese de lesões do tecido subcutâneo e códigos para exérese de lesões da fáscia.
 
 
Fernando Lopes
amaral bernardo
amaral bernardo

Mensagens : 322
Data de inscrição : 19/12/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum