Substituição de prótese de hérnia inguinal

Ir em baixo

Substituição de prótese de hérnia inguinal Empty Substituição de prótese de hérnia inguinal

Mensagem por amaral bernardo em Qui 20 Dez 2018, 06:44

"Quando é necessário substituir a prótese de uma hérnia inguinal, codifica-se a remoção da anterior e depois novamente a cura cirúrgica da hérnia com prótese ou ignora-se a Removal dado que reporta de um modo inespecífico à região anatómica Lower leg?"

(Responde Fernando Lopes)    

 


Uma prótese de hérnia inguinal é um dispositivo que reforça a parede abdominal depois do procedimento propriamente dito da cura cirúrgica da hérnia.
A hernioplastia codifica-se como Supplement precisamente porque, para além da sutura da hérnia (Repair) se aplica um reforço (Supplement) da parede abdominal. E a root operation Repair só se aplica quando o procedimento não se enquadra em nenhuma das outras root operations: "Used only when the method to accomplish the repair is not one of the other root operations" (ICD-10-PCS Repair Definition - Explanation). Como se aplica Supplement, já não se aplica Repair.
 
Substituir a prótese não é, necessariamente, uma re-sutura da hérnia.
Havendo necessidade de substituir uma prótese de hérnia (por estar infetada, deslocada, exteriorizada ou causar dor...) codifica-se este procedimento e não a cura cirúrgica da hérnia (a não ser que o relato o diga).
 
A substituição de um dispositivo implantado, quando não é possível por via externa e obriga a abordagem, codifica-se como Removal + (Insertion). E a Insertion deixa de se codificar como tal e passa à codificação da cirurgia inicial se todo o procedimento for repetido: "A complete redo of the original root operation would be coded to the root operation performed." (Coding Clinic 1Q 2015 p.33) 
 
Se a hernioplastia inicial comportou a reparação da hérnia e o reforço com a prótese, e se o procedimento atual for apenas a substituição da prótese, há que codificar a sua remoção (Removal) e a inserção de uma nova (neste caso Supplement). A body part 'região inguinal' não deve ter implicações na seleção da root operation.
 
Mas uma vez que não existe tabela para codificar Removal de um device da Inguinal Region, deveremos utilizar a tabela das regiões anatómicas gerais onde aquela região (inguinal) esteja incluída. 
A Inguinal Region pertence às Anatomical Regions, Lower Extremities: ver tabelas 0Y3 Control, 0Y9 Drainage, 0YB Excision, 0YH Insertion, 0YJ Inspection, 0YM Reattachment, 0YQ Repair e 0YU Supplement.
 
A remoção de devices das Anatomical Regions, Lower Extremities está na tabela 0YP:
Substituição de prótese de hérnia inguinal X310
Nesta tabela pode, então, construir-se o código
0YP[9|B]0JZ Removal of Synthetic Substitute from [Right|Left] Lower Extremity, Open Approach
 
Assim, e por exemplo, a cirurgia de substituição por via aberta de uma prótese de hérnia inguinal direita exteriorizada, codificar-se-á:
T85.698A Other mechanical complication of other specified internal prosthetic devices, implants and grafts, initial encounter
0YP90JZ Removal of Synthetic Substitute from Right Lower Extremity, Open Approach
0YU50JZ Supplement Right Inguinal Region with Synthetic Substitute, Open Approach
 
De notar que o diagnóstico de exteriorização de um dispositivo implantado (extrusion) que não seja uma mesh no aparelho génito-urinário (T83.7- Complications due to implanted mesh and other prosthetic materials) está previsto na subcategoria T85.69:
T85.69- Other mechanical complication of other specified internal prosthetic devices, implants and grafts
Obstruction, mechanical of other specified internal prosthetic devices, implants and grafts
Perforation of other specified internal prosthetic devices, implants and grafts
Protrusion of other specified internal prosthetic devices, implants and grafts
 
É interessar verificar que, se para além da substituição da prótese, a hérnia fosse re-suturada, a cirurgia codificar-se-ia do mesmo modo por causa da definição de Repair.
 
 
Fernando Lopes
amaral bernardo
amaral bernardo

Mensagens : 322
Data de inscrição : 19/12/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum