Cintigrama de perfusão do miocárdio (3)

Ir em baixo

Cintigrama de perfusão do miocárdio (3)

Mensagem por amaral bernardo em Qui 18 Out 2018, 06:31

"Tem razão, na descrição do procedimento daqui do hospital não refere a palavra "tomografia"; noutros hospitais poderá ter essa descrição. 
 
No entanto, a cintigrafia miocárdica de perfusão é uma tomografia, é conhecida como SPECT cardíaco. Há médicos que também escrevem nos registos da consulta/internamento como "MIBI" ou "SPECT cardíaco".
 
 Só para esclarecer:
 "Tomographic (Tomo) Nuclear Medicine Imaging (2)" tal como o nome diz (tomografia de medicina nuclear) é o SPECT- tomografia por emissão de fotão, não equivale a CT. 
A imagem é criada porque são emitidos fotões do interior do doente.
A "CT scan" (da radiologia) tem imagens de transmissão, isto é, a máquina é que emite a radiação.
 
A cintigrafia nunca significa CT.
 
No entanto, a medicina nuclear pode fazer imagens de TAC (com tecnologia semelhante à da radiologia), mas apenas como complemento e para fundir com as imagens tomográficas (spect) de medicina nuclear. São equipamentos híbridos, e nem todos os hospitais têm. 
Nesse sentido, há cintigrafias miocárdicas de perfusão onde para além do SPECT é realizada CT, principalmente nas pessoas obesas. (Nestes casos em que para além do SPECT é realizada CT, no relatório cá do hospital surge descrito no relatório: "foram, ainda, adquiridas imagens de transmissão para correcção de atenuação").
 
Espero ter ajudado na discussão."
 
Ana Rita Fernandes
Medicina Nuclear
 
 
------------------------------------------------
Olá
 
"A cintigrafia miocárdica de perfusão não é realizada com imagem planar, mas sim com imagem tomografica (Tomographic (Tomo) Nuclear Medicine Imaging (2)), é um SPECT."


(Responde Fernando Lopes)
 
 
Está correto.
Mas é melhor que tal esteja documentado pois, como se pode ver na ICD-10-PCS, a cintigrafia pode ser monoplanar, ou CT ou PET...
E "o que não está escrito (ou mencionado) não existe".
A questão é semelhante ao problema da codificação do contraste: utilizado, sim ou não; de alta, baixa ou média osmolaridade...
 
Ou a menção do exame especifica o seu tipo (por exemplo SPECT) ou o hospital define que os cintilogramas cardíacos são sempre com CT...
 
Fernando Lopes
 
------------------------------------------
Olá
 
"Não consegui encontrar o cintigrama de perfusão do miocárdio nos procedimentos.
 Como devo codificar?"
 

A cintilografia, cintigrafia, gamagrafia, cintilograma ou cintigrama é um método de diagnóstico por imagem da Medicina Nuclear. Na tela no computador, são geradas fotos ou filmes da distribuição de um radiotraçador (também referido de radiomarcador) injetado no paciente que podem ser analisadas da forma visual ou quantitativa através de cálculos da concentração e velocidade de movimento desse radiotraçador. (...) Wikipedia: Cintilografia
 
"Planar Nuclear Medicine Imaging: Introduction of radioactive materials into the body for single plane display of images developed from the capture of radioactive emissions" (definição na ICD-10-PCS)
 
No índice alfabético da ICD-10-PCS:
 
Nuclear scintigraphy see Nuclear Medicine
Nuclear medicine 
see Planar Nuclear Medicine Imaging (1),
see Tomographic (Tomo) Nuclear Medicine Imaging (2)
see Positron Emission Tomographic (PET) Imaging (3)
see Nonimaging Nuclear Medicine Uptake (4)
see Nonimaging Nuclear Medicine Probe (5)
see Nonimaging Nuclear Medicine Assay (6)
see Systemic Nuclear Medicine Therapy (7)
 
Porque a imagem da cintigrafia só tem um plano (1), não usa TC (2) nem PET (3), é de imagem (exclui 4, 5 e 6) e não é terapêutica (7) só fica a opção (1)
 
Planar Nuclear Medicine Imaging
Myocardium C21G
 
E habitualmente usa o tecnécio:
 
C21G1ZZ Planar Nuclear Medicine Imaging of Myocardium using Technetium 99m (Tc-99m)
 
Fernando Lopes
avatar
amaral bernardo

Mensagens : 118
Data de inscrição : 19/12/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum