TAC do tórax

Ir em baixo

TAC do tórax

Mensagem por amaral bernardo em Seg 29 Out 2018, 07:06

(Responde Fernando Lopes)



A Guideline A10 era simples e conhecíamo-la bem. 
A palavra 'and' que aparece na descrição dum código vale como 'and' e também como 'or', ou seja, vale como se lá estivesse 'e / ou'. Por exemplo 
0KB90ZZ Excision of Right Lower Arm and Wrist Muscle, Open Approach
aplica-se à exérese da lesão muscular quer ela seja do antebraço quer seja do punho.
 
A versão de 2019 da Guideline A10 acrescentou uma exceção à regra existente na versão de 2018: não se aplica quando 

a palavra 'and' aparece numa descrição que se refere a uma combinação de múltiplas body parts para as quais existam valores separados.
Por exemplo: na tabela 0KX Transfer, Muscle existem 3 qualifiers:

0 Skin
1 Subcutaneous Tissue
2 Skin and Subcutaneous Tissue   
 
Mas o facto de no qualifier '2 Skin and Subcutaneous Tissue' existir a palavra 'and' não nos dá o direito de utilizarmos indiferentemente este qualificador porque, a seu lado, também existem as opções '0 Skin' e '1 Subcutaneous Tissue'.
Por este motivo só poderemos utilizar o qualifier '2 Skin and Subcutaneous Tissue' quando o músculo transferido estiver acompanhado de tecido subcutâneo e de pele.
Nesta tabela a palavra 'and' não tem o valor de 'e / ou'.
 
Mas não é o que acontece na codificação do TAC do tórax porque na Tabela BW2 Computerized Tomography (CT Scan), Anatomical Regions


existem as opções (neste caso Body Parts) '0 Abdomen' e '4 Chest and Abdomen' mas não existe uma opção 'Chest' separada.
Então aqui usa-se a Guideline A10 porque a exceção não é aplicável: não existindo o valor separado 'Chest' a palavra 'and' contida em '4 Chest and Abdomen' pode ser lida como 'e / ou' e permitir codificar, por exemplo, TAC do tórax com contraste de baixa osmolaridade:
BW241ZZ  Computerized Tomography (CT Scan) of Chest and Abdomen using Low Osmolar Contrast
 
No exemplo (acrescentado ao slide) de exérese de lesão da pele ou do tecido subcutâneo o problema não se coloca porque a codificação de exérese de lesão da pele obriga à utilização da tabela (0HB Excision, Skin and Breast) e a exérese de lesão do tecido subcutâneo obriga à utilização de outra tabela bem diferente (0JB Excison, Subcutaneous Tissue and Fascia).
No entanto a palabra 'and' presente nestes body systems mantém o seu valor de 'e / ou': a tabela 0HB contempla códigos para exérese de lesões da pele e códigos para exérese de lesões da mama.
E a tabela 0JB também contempla códigos para exérese de lesões do tecido subcutâneo e códigos para exérese de lesões da fáscia.
 
 
Fernando Lopes
avatar
amaral bernardo

Mensagens : 118
Data de inscrição : 19/12/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum