Uretrotomia interna

Ir em baixo

Uretrotomia interna

Mensagem por amaral bernardo em Qui 15 Nov 2018, 08:04

"Uma das perguntas do teste pede para classificar a operation (caracter 3) de uretrotomia interna. 
 Na pág 122 do índice diz-nos para ver Drainage urethra 0T9D mas quando vamos à pág 815 com as definições das root operations a internal urethrotomy aparece na definição de Dilation
 Qualquer uma delas é válida?"

(Responde Fernando Lopes)
 
 
Para que se possa enquadrar um determinado procedimento  numa root operation, é necessário perceber em que consiste e com que finalidade é realizado.
Se a uretrotomia interna é realizada no contexto de uma estenose da uretra, tem o objetivo de alargar o seu lume e, por isso, deve ser enquadrada em Dilation.
Se a uretra fosse sede de um abcesso (na sua espessura) a uretrotomia teria objetivo de o drenar e enquadrar-se-ia em Drainage.
Como a circunstância mais frequente em que se realiza a uretrotomia interna é a estenose uretral e este ser um procedimento típico, foi selecionada para exemplo na definição de Dilation da ICD-10-PCS. Mas isso só aconteceu em 1-10-2018.
 
O Coding Clinic alerta para que os "Coders should not assign ICD-10-PCS procedure codes based on where the Index directs without further review of the documentation to determine what was actually done."
 
 
Fernando Lopes
avatar
amaral bernardo

Mensagens : 128
Data de inscrição : 19/12/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum