Recém-nascido afetado por rutura prematura de membranas

Ir em baixo

 Recém-nascido afetado por rutura prematura de membranas Empty Recém-nascido afetado por rutura prematura de membranas

Mensagem por amaral bernardo em Ter 18 Jun 2019, 06:36

"Os códigos
 P01.1 - Newborn affected by premature rupture of membranes
 e
 P00.2 - Newborn affected by maternal infectious and parasitic diseases
 não especificarão melhor a situação 'Rutura prolongada de membranas como fator de risco para infeção' do que o código P02.8?"

(Responde Fernando Lopes)
 
 
Sim.
Como P01.1 especifica a rutura prematura das membranas, P02.8 apenas incluirá outras condições das membranas que não a rutura nem as situações contempladas em P02.0 - P02.7
 
Por outro lado, para se utilizarem os códigos das categorias P01-P04 é necessário que exista registo da afetação do recém-nascido (RN). 
O Coding Clinic do 4Q 2016 p.54 alertou para o facto de o modificadoer não essencial “(suspected to be)” ter desaparecido dos títulos daquelas categorias e de a categoria Z05 ter sido expandida para contemplar a suspeita de condições que não se vieram a confirmar, entre as quais Z05.1 Observation and evaluation of newborn for suspected infectious condition ruled out.
 
Deste modo as categorias P00 - P04 Newborn affected by... já não incluem o 'risco' ou a 'suspeita' e utilizam-se apenas quando o RN foi afetado e isso estiver documentado.
 
Mesmo que o RN tenha sido objeto de tratamento antibiótico profilático e se a infeção não se confirmou o enquadramento mais correto é na categoria Z05. A codificação da antibioticoterapia, sem codificação da infeção, traduzirá esse risco ou suspeita.
 
--
amaral bernardo
amaral bernardo

Mensagens : 322
Data de inscrição : 19/12/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum