Estadiamento

Ir em baixo

Estadiamento

Mensagem por amaral bernardo em Seg 25 Jun 2018, 09:28

Como é que se codifica um episódio no qual a doente é reinternada para completar cirurgicamente o estadiamento de um neoplasia previamente excisada?

Com o código da neoplasia e o código da cirurgia (por exemplo, esvaziamento axilar, hemicolectomia direita, linfadenectomia pelvy..)


(Responde Fernandp Lopes)

A resposta está correta mas é importante saber porquê.
Nas Guidelines pode ler-se:
 
Treatment directed at the malignancy
If the treatment is directed at the malignancy, designate the malignancy as the principal diagnosis.
The only exception to this guideline is if a patient admission/encounter is solely for the administration of chemotherapy, immunotherapy or external beam radiation therapy, 
 
Sequencing of neoplasm codes
Encounter for treatment of primary malignancy
If the reason for the encounter is for treatment of a primary malignancy, assign the malignancy as the principal/first-listed diagnosis. The primary site is to be sequenced first, followed by any metastatic sites.
 
Isto quer dizer que quando um doente é admitido para alargar as margens de ressecção de uma neoplasia, ainda se está a tratar a neoplasia e, por isso, ela é selecionada para diagnóstico principal, mesmo que o exame histológico não revele tumor residual.
 
O mesmo se aplica na situação em que, por exemplo, um pólipo cólico é removido em ambulatório e tem neoplasia, e o doente é internado para colectomia. Mesmo que a peça cirúrgica do cólon ressecado não tenha neoplasia, o diagnóstico principal deve ser a neoplasia do pólipo anteriormente removido porque o doente veio por esse motivo (neoplasia) para garantir um tratamento mais seguro.
avatar
amaral bernardo

Mensagens : 51
Data de inscrição : 19/12/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum