Procedimentos em fístulas perianais

Ir em baixo

Procedimentos em fístulas perianais

Mensagem por amaral bernardo em Qui 05 Jul 2018, 10:42

"Preciso de ajuda para codificar as cirurgias realizadas para tratar fistulas perianais:
- fistulotomia - consiste em abrir/dividir trajecto fistuloso
- fistulectomia - consiste na excisão do trajecto fistuloso
- técnica LIFT - abordagem interesfincteriana, com laqueação do trajecto fistuloso, e excisão do restante trajecto e glândula ano-rectal (orifício interno)"

(Responde Fernando Lopes)
 
 
Os procedimentos nas fístulas perianais e nas hemorróidas são variados e representam uma dificuldade significativa na sua codificação quer porque os relatos operatórios não sejam explícitos quer por causa das múltiplas técnicas realizadas.
 
No índice alfabético da ICD-10-PCS não aparecem os termos 'Fistulotomy' nem 'Fistulectomy' mas podemos utilizar as entradas Division (para a fistulotomia) e Excision (para a fistulectomia).
Já a seleção da body part não é tão simples: Anal Sphincter? Perineum? Connective Tissue? Perineal subcutaneous tissue? Ischiorectal space? ...
 
Socorramos-nos do Coding Clinic para esse efeito: 
The tissue is excised... cutting out the upper part of the fistula tract in the fascia. 
The stitch seton uses suture material to promote healing (a common function of sutures)...
0JBB0ZZ Excision of perineum subcutaneous tissue and fascia, open approach
(Coding Clinic 1Q 2015 p.29: Fistulectomy with Placement of Seton)
 
E quanto à  técnica de ligadura interesfincteriana do trato fistuloso (Ligation of Interesfincteric Fistula Tract, LIFT)?
"A ideia central do procedimento é que a ligadura e a excisão do trato interesfinctérico poderia ocluir a entrada de partículas fecais na fístula e, ao mesmo tempo, eliminar o foco séptico interesfinctérico. Isso poderia resultar na cura da fístula anal. Este procedimento visa manter o esfíncter anal intacto, preservando a continência no pós-operatório" (Eficácia da técnica de ligadura interesfincteriana do trato fistuloso (LIFT) no tratamento da fístula anal: resultados iniciais: ABCD, arq. bras. cir. dig. vol.27 no.2 São Paulo Apr./June 2014)
 
Parece-me que o encerramento e a excisão da fístula se podem enquadrar do mesmo modo em Excision, como no exemplo anterior do Coding Clinic.
 
É oportuno lembrar também o 'Tratamento de fístula anal por método de laser' que enquadrámos em 0J5B3ZZ Destruction of Perineum Subcutaneous Tissue and Fascia, Percutaneous Approach (Seminário de 18-01-2018)
 
 
Fernando Lopes
avatar
amaral bernardo

Mensagens : 51
Data de inscrição : 19/12/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum